INSS deve diminuir atendimentos em todo o país
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estuda diminuir o atendimento nos postos de todo o país, o que afetará diretamente os segurados que dependem dos serviços.
A medida, que está em estudo pelo órgão, de acordo com o senador Paulo Paim (PT-RS), foi a forma encontrada pelo governo para conseguir manter o funcionamento dos serviços prestados pelo INSS, com o corte de verbas, que tem afetado diversos órgãos públicos federais.
— O governo aprovou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que congela os gastos públicos por 20 anos e o reflexo disso já começou. Sem investimento, diversos órgãos receberão menos verba e, com o INSS, não será diferente — afirma o senador.
Se confirmado o plano de diminuir o atendimento nas agências, o instituto reduzirá as despesas de custeio e, segundo Paulo Paim, dificultará o acesso dos segurados aos serviços, o que deve gerar mais economia com o menor pagamento de benefícios.
Conforme uma fonte ligada à Secretaria de Previdência Social, os cortes no orçamento do órgão podem ficar entre 30% e 40%, o que causa preocupação nos bastidores.
Com o contingenciamento, que já pode começar entre agosto e setembro, trabalhadores terão menor acesso aos benefícios.
Fonte : Jornal Extra