Sistema de pagamento da guia de ITD apresenta problemas no Rio de Janeiro
Os contribuintes que estão recebendo heranças no Rio de Janeiro vêm enfrentando dificuldades de emissão e pagamento da Guia de Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e por Doação de Quaisquer Bens e Direitos (ITD).
A Secretaria Estadual de Fazenda negou que o site do serviço esteja fora do ar, mas admitiu que o sistema “apresenta inconsistências” desde o início do mês.
De acordo com a pasta, a ferramenta será liberada na próxima semana. Para processos de inventário, o acesso é feito normalmente.
O governo estadual afirma que o ideal é que os interessados aguardem a liberação do novo sistema online para que sejam feitas as transmissões intervivos (passagens de bens para herdeiros). A pasta orienta que “em casos extremos, o contribuinte deve procurar a inspetoria competente”. Na capital, a referência é IFE08ITD e Taxas.
De acordo com Secretaria Estadual de Fazenda, o procedimento para o pagamento da guia de ITD será alterado. Antes, era necessário que 95% dos processos passassem pelas inspetorias. Mas, com a implementação dos novos sistemas, apenas 5% dos contribuintes serão direcionados a comparecer a uma unidade. O restante poderá fazer o processo por meio de um mecanismo online.
Fonte : Jornal Extra